Black Friday e Cyber Monday – Diferenças e Vantagens

Falta menos de 1 semana para o início dos descontos mais ousados do mercado! A Black Friday já está famosa no Brasil, mas a Cyber Monday – apesar de vir surfando na mesma onda – ainda gera dúvidas para os brasileiros. “Os dois dias são a mesma coisa?, Quando é?, Qual a diferença?”, muita gente se pergunta. Trouxe esse guia completo sobre os detalhes de cada dia de promoções e quando é melhor comprar pra não restar nenhuma dúvida, vem comigo! <3

Quando É?

  • Black Friday em 2019 acontece no dia 29 de novembro.
  • A Cyber Monday acontece logo depois, no dia 2 de dezembro.

Nenhum dos dois dias de promoção tem sua origem no Brasil. Lá fora eles chegam até a serem considerados feriados, mas nós, aqui em terras tupiniquins, apenas abraçamos uma tendência mundial. Hoje a Black Friday já é um movimento global, com lojas oferecendo descontos pelo mundo todo, assim como na Cyber Monday. Mas como tudo começou e o que é cada um?

O Que É e Como Surgiu a Black Friday

A Black Friday não tem uma origem 100% definida, nem uma versão historicamente verificada, mas existem algumas teorias que dão conta de como surgiu o tradicional dia de descontos.

Nos Estados Unidos se comemora o famoso Thanksgiving, ou dia de Ação de Graças em português. Esse é um feriado nacional que dá início às festividades de fim de ano na terra do Tio Sam. O dia exato do Thanksgiving varia ano a ano e é definido sempre pela data em que se dá a 4ª quinta-feira de novembro. Essa é uma data sempre regada a MUITA comida e, desde muitos anos atrás, o dia subsequente, ou seja, a sexta-feira, era um dia de recesso, um dia para descansar da comilança de quinta à noite e dar início às compras de Natal.

Nos Estados Unidos sempre houve a tradição de se fazer desfiles de Thanksgiving (aquelas tradicionais paradas com tema natalino e muitas figuras icônicas desfilando) e, junto com ela, havia a tradição de não se fazer qualquer tipo de anúncio que chamasse os consumidores para as ofertas de Natal antes desses eventos. Era comum que só se iniciassem os anúncios após o Thanksgiving. Dessa forma, a sexta-feira pós Ação de Graças passou a representar o marco do início das compras voltadas para o Natal, fazendo com que se tornasse um dia de intensa movimentação de pessoas nas ruas e de operações no comércio.

Digo nas ruas porque lá no começo disso tudo não havia internet. As promoções disponíveis na tão esperada sexta-feira pós-Thanksgiving aconteciam em lojas físicas, que abriam super cedo e geravam filas monumentais por causa dos descontos oferecidos. Essa é a raiz de uma das teorias sobre o nome Black Friday: acredita-se que no começo dos anos 1960, na Philadelphia, começaram a usar esse termo para se referir a tamanho fluxo de pessoas e carros na sexta-feira de compras que praticamente beirava o caos.

Outra teoria é de que o termo Black Friday se referia a oportunidade de, finalmente, os lojistas conseguirem operar no preto (cor em que se mostrava as operações positivas no mercado), ou seja, sair do vermelho por conseguir vender bastante naquele dia. Essas são as teorias mais aceitas e mais prováveis sobre o surgimento da Black Friday. Tem quem diga que tudo começou com um desfile de Thanksgiving da Macy’s no começo dos anos 1920, mas não há qualquer confirmação desse fato.

Incorporada por um número expressivo de varejistas desde os anos 1980, a Black Friday sempre foi uma tradição exclusiva das lojas físicas dos Estados Unidos. Com o passar do tempo alguns outros países começaram a adotar o feriado de promoções e depois, quando a internet realmente estourou, a tradição toda e os descontos atingiram o espaço cibernético, além de serem pulverizados mundo afora. É difícil encontrar um país que não tenha aderido à Black Friday. :P

O Que É a Cyber Monday

Este já um fenômeno muito mais recente. Sabemos que a internet do modo como a conhecemos tem por volta de 30 anos, mas nos anos 2000 ela ainda era uma criança. Lembro que fiz minha primeira compra online em 2004, um período em que os e-commerces estavam engatinhando, porém aumentando exponencialmente em número. Foi nessa época, em 2005, que surgiu a Cyber Monday, justamente como uma resposta do mundo online ao frenesi da Black Friday nas lojas físicas.

Os varejistas com espaço físico conseguiam números de vendas impressionantes nesse período, e o mercado online decidiu reivindicar sua fatia dos lucros. Uma organização de varejo americana criou e definiu a Cyber Monday como a segunda-feira subsequente à Black Friday, em que se ofereciam descontos tão tentadores quanto os da sexta-feira, porém 100% focados nos varejistas que vendiam apenas pela internet.

Dizem que uma das razões para a escolha da segunda-feira para oferecer descontos online era que, lá em 2005, conexões rápidas ainda eram raridade nos lares e as pessoas acabavam aproveitando a internet rápida dos escritórios para continuar as compras de Natal. Além de ser um incentivo para que o consumidor aderisse aos e-commerces, ainda vinha a calhar com uma velocidade mais maneira, hahah! :P

Então Os Dois São Iguais Hoje?

Nope. Eles têm muitas semelhanças, mas ainda dá para diferenciá-los, especialmente considerando o tipo de produto que se pretende comprar.

BLACK FRIDAY: Nasceu exclusivamente no varejo físico. Hoje acontece em lojas físicas e em lojas online. Excelente para garimpar bons preços em produtos de valor mais alto (TVs, computadores, geladeiras, celulares).

CYBER MONDAY: Nasceu e se mantém exclusiva do varejo online até hoje. Ótima para fazer achados de produtos que damos como presente, de valor mais baixo e, muitas vezes, traz descontos ainda melhores do que na Black Friday.

Dicas De Como e Onde Comprar

Desconto é um problema porque sempre deixa a gente tentado a comprar o que a gente não precisa. Em tempos em que se fala tanto em consumo consciente, acho legal aproveitar o momento pra comprar algo que você estava querendo ou precisando há bastante tempo. Quase como o empurrãozinho que você precisava, só que pensando em comprar o útil e necessário. Eis o que eu sempre faço:

  • Algum tempo antes eu faço uma lista dos itens nos quais eu tenho estado de olho há mais tempo e os organizo por prioridade, da mais alta para a mais baixa. Ainda está em tempo!
  • Eu faço uma pesquisa pela internet e listo as lojas onde eu encontrei os produtos que eu quero, anotando o preço de cada um antes da Black Friday/Cyber Monday. É legal pesquisar um mesmo produto em mais de uma loja, assim a gente já vai comparando os preços de cada uma. Dá pra fazer isso na raça ou usando algum comparador de preços, como o Buscapé.
  • Quinta-feira, 23:50, sento na frente do computador, checo minha conexão, abro os sites que eu selecionei e aguardo a largada, que é dada à meia-noite. GO!
  • Comparo os descontos dos produtos em relação ao valor que eu havia pesquisado antes, escolho o melhor e parto pro abraço. :P
  • Se tiver algum produto que eu sei que vai ter desconto tanto na Black Friday quanto na Cyber Monday, eu coloco dois fatores na minha balança mental: o quanto eu quero/preciso/esperei por aquele produto versus a possibilidade de o estoque esgotar até o prazo final da Cyber Monday. Se eu não precisar tanto assim ou não me importar de ficar sem determinado produto por mais algum tempo, eu espero a Cyber Monday. Se eu precisar demaissss e o estoque for limitado, vou direto na oferta da Black Friday.

Algumas coisas para se observar e evitar pular em um desconto que não é tão bom: não ceda à pressão que as lojas criam por e-mail e em anúncios alguns dias antes dos eventos reais. Tenha sangue frio e aguarde a data certa! :)

Se você ainda está em dúvida sobre qual dia escolher, aí vai um miniguia:

  • Se você pretende comprar em lojas físicas, escolha a Black Friday.
  • Para comprar presentinhos e pequenos eletrodomésticos, escolha a Cyber Monday.
  • Para TVs, computadores e produtos normalmente de valor alto, vá de Black Friday.
  • Para produtos de última geração, escolha a Black Friday.
  • Para produtos de gerações anteriores, opte pela Cyber Monday.
  • Para produtos relacionados a moda, como roupas e acessórios use a regra “necessidade x estoque” para escolher entre as duas.

Por fim, fiz uma lista das lojas em que eu já comprei e nas quais eu confio. Ainda pretendo testar mais lojas pela internet, mas essas nunca me decepcionaram (afinal, Black Fraude ninguém quer)! Coloquei lojas de diversos segmentos, dá pra fazer um bom garimpo. É só clicar no logo da loja escolhida para ir direto:

O blog ganha uma miiiini comissão caso você faça uma comprinha a partir desses cliques. Não gera absolutamente nenhum custo extra pra você e isso ainda ajuda o blog a se manter vivo e trazendo conteúdos como esse. Eu aprecio demais toda ajuda, viu? Amo! <3

Agora quero saber que tipo de produtos vocês compram nesses dias e se já cometeram algum excesso, heheh! :P

Segurem o impulso, mas façam boas compras!

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *