Capim dos Pampas – Tendência de Decoração 2019

Bye-bye Monstera, você foi substituída! Costumo falar periodicamente sobre tendências de decoração aqui no blog, acredito que vocês já estejam acostumadas. Ao contrário das tendências de moda, as de decoração rolam em um ciclo mais lento e cada elemento popular costuma se manter no topo por um período que varia de 2 a 5 anos, mais ou menos.

As plantas muitas vezes fazem parte da lista de tendências e sempre tem uma que está em evidência, se tornando quase que um objeto. Esse foi o caso da Monstera Deliciosa (a famosa Costela de Adão) – falei dela há anos – e desde 2018 ela vem cedendo lugar para a folha de Capim dos Pampas, conhecida como Pampas Grass lá fora.

Capim dos Pampas

Aqui ela ainda está engatinhando, mas nos Estados Unidos, Canadá e Europa já é uma potência! Todas as pessoas antenadas em décor já substituíram suas monsteras e eucaliptos por elegantes folhas de Capim dos Pampas.

Características do Capim dos Pampas

Também conhecida como paina ou plumeira (nome científico: Cortaderia Selloana), essa planta chega a 2,5m de altura e o cultivo é feito tanto no campo, quanto isoladamente para decorar gramados amplos em projetos de paisagismo; vai super bem no calor e também é resistente ao frio. As folhas são lineares, bem fininhas, e as “flores” se parecem com grandes plumas. As cores mais comuns são:

  • branca,
  • amarelada
  • rosa arroxeada.

Capim dos Pampas no Campo

Imagens: Pinterest e Google.

É aquele tipo de planta que, quando vemos em campo aberto, não damos nada, nem fazemos ideia do quanto pode ficar bonita dentro de casa.

O Que Está Bombando

O uso realmente popular no momento é como planta de corte. Hoje as novidades em floriculturas do hemisfério-norte incluem folhas de Pampas Grass já cortadas e organizadas para venda. É bem comum encontrar pacotes com 6 unidades, mas nada impede que você peça mais ou compre mais de um pacote para obter um arranjo bem cheio.

Quem tem a sorte de ter algum campo cheio delas perto de casa também aproveita para cortar e montar a decoração como bem entender. Bem que eu queria um campo assim aqui perto de casa!

Capim dos Pampas na Decoração

Deu pra ter uma ideia do efeito que dá pra conseguir, certo? Pra quem gosta de elementos naturais na decoração, essa é uma ideia super bacana. A aparência das plumas fica a critério de quem compra, pode ser tanto seca quanto fofinha.

Particularmente, prefiro o visual fofo da pluma natural. Gosto do toque pomposo sem ser exagerado e acho que fica lindo!

Formas de Usar

  • Corte curto para colocar em vasos, completando a decoração de cômodas, aparadores e mesas.
  • Corte longo, também em vasos, para decorar cantos e/ou pontos vazios da casa.
  • Arranjo cheio, com bastante plumas, para ser o centro das atenções em um ponto determinado.
  • Poucas unidades em um vaso, para um efeito minimalista e sem brigar com outros elementos da decoração.
  • Arranjos cheios e altos para festas, tanto como finalizadores do alinhamento de assentos, quanto para completar ambientes.
Arranjo cheio em casa / Arranjo alto em festa.

Gosto dos arranjos em vasos redondos e translúcidos, acho que o efeito fica ótimo, mas, se for para eleger um tipo de vaso favorito, fico com os de cerâmica bem estreitinhos. Amo o resultado!

Se você é noiva – ou noivo – é legal observar essa tendência; pode ser legal para dar um super efeito na sua festa de casamento. Ideias para inovar são sempre bem-vindas, não? Dá para enfeitar a festa ou cerimônia de inúmeras formas, separei algumas fotos para vocês:

Imagens: Hooray Mag e Pinterest / Montagem: Oh My Closet!

Fico impressionada com o quanto fica bonito! Quem diria que uma planta tão básica poderia decorar casamentos? Amei!

Ideias Para Usar Capim dos Pampas em Casamentos

  • Decorando lustres;
  • Cercados para a cerimônia (tanto altos quanto baixinhos);
  • Delimitando caminhos;
  • Em arcos, tanto para a cerimônia quanto na decoração da festa;
  • Arranjos altos para complementar ambientes;
  • Arranjos de mesa.

Com certeza esse não é o limite, basta exercitar a criatividade! O legal é que essa é uma planta que pode se adequar tanto a casamentos no campo e em áreas abertas, quanto a casamentos na cidade em salões fechados. Tudo depende do tom geral da festa e como a composição é feita, mas o resultado pode, sem dúvida, ir da vibe mais natural até o estilo mais luxuoso!

Achei incríveis as formas que o pessoal está usando para casamentos, mas confesso que meu uso preferido é para dar aquele charme na decoração de casa mesmo.

Onde Comprar Capim dos Pampas

Aqui no Brasil as folhas de Capim dos Pampas ainda não são tão fáceis de encontrar já cortadas. Como o uso mais popular por aqui é na decoração de casamentos, as empresas que organizam festas podem ser fornecedores em potencial. Mesmo assim, não custa perguntar na sua floricultura preferida se eles podem conseguir algumas folhas pra você.

Apesar disso, já tem pequenas floriculturas e empresas de jardinagem que disponibilizam tanto as folhagens quanto mudas e sementes em sites como o Mercado Livre.

no exterior é bem mais fácil encontrar Capim dos Pampas em todas as formas: seca, fofa, cortes de alturas variadas e sementes, tudo online em sites como o Etsy. O legal desse site é que a maior parte dos vendedores envia para o Brasil, então, se estiver difícil comprar aqui, pedir da gringa pode ser uma opção.

Pampas Grass no Etsy

Coloquei opções de arranjos prontos e de sementes também. Já estou escolhendo quais vou pedir! <3 Vi que no Ali Express também tem muitas opções de sementes e algumas de folhas. O legal de comprar sementes – para quem tem espaço – é que dá pra ir fazendo a poda e corte como preferir, tudo depende do objetivo que você tem.

Curiosidade sobre o Capim dos Pampas

Já falamos sobre como utilizar o Capim dos Pampas em decoração de festas e casamentos está bombando mundo afora, mas sabia que na Austrália pode ser ilegal? Isso porque a Cortaderia Selloana (nome científico) é um vegetal prejudicial para as florestas deles.

A Pampas Grass foi erradicada da região dos Northern Rivers na Austrália por causa de seu comportamento competitivo e, lá, eles tomam extremo cuidado para que a planta não seja reintroduzida nas florestas. Segundo a Hooray Mag, uma só pluma pode conter até 100.000 sementes e o vento pode carregá-las por ate 25km de distância.

Caso isso aconteça e uma semente consiga prosperar, os resultados podem ser catastróficos. Por quê? A razão é que, uma vez enraizado, o Capim dos Pampas compete fortemente com qualquer outra planta em volta, o que restringe perigosamente o crescimento de plantas nativas e, consequentemente, pode afetar todo o ecossistema das florestas da região, algo que eles não querem que aconteça.

Além disso, essa planta facilita focos de incêndio e também pode abrigar alguns tipos de verme. Por causa de tudo isso, a Austrália regula a entrada da planta no país e você só pode receber folhas de Capim dos Pampas por lá desde que todas recebam um tratamento forte de radiação, a fim de que as sementes se tornem inférteis e, consequentemente, não haja risco de semeação.

Você paga uma taxa ao governo, eles providenciam o tratamento e só depois liberam o produto para chegar até você. Isso significa que apenas folhas secas entram no país, nada de mudas e sementes férteis. Para finalizar, eles aplicam multas altíssimas a quem se atreve a comercializar a planta de forma irregular, ou seja, sem passar pela radiação. Da mesma forma, quem adquire a planta que não passou pelo tratamento também paga multa salgada, tudo para evitar que o ecossistema seja ameaçado.

Achei demais saber disso! Acredito que aqui no Brasil não haja essa restrição forte, até porque a comercialização está rolando tranquilamente, mas quero saber se alguém tem mais informações.

Já estou pensando em qual cantinho vou incluir um arranjo com Capim dos Pampas, estou apaixonada pela tendência! Vocês gostam? Me contem o que acham! <3

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *