Escrita e pronúncia correta dos termos de moda – Fashion Business

Vamos mudar um pouquinho a pauta hoje? Comentei há algum tempo com vocês que de vez em quando teríamos artigos relacionados a Fashion Business, ou seja, o mercado e os Negócios da Moda. Acho tão útil quanto repassar uma tendência pra vocês, já que faz parte da base de tudo que vemos pronto. Estou longe da perfeição ou do conhecimento e sabedoria absolutos, mas tem uma coisa que tem me incomodado muito ultimamente: ver marcas, lojas, veículos de comunicação, agências e, infelizmente, colegas blogueiras (sorry), escrevendo ou pronunciando errado termos de moda, ou seja, palavras que fazem parte do nosso trabalho!

Falar e escrever corretamente é obrigação de todos que trabalham com moda! Vem saber mais sobre o problema moderno no Oh My Closet!

Sabe aquilo de “conhecer seu produto até do avesso para poder vender“? Isso funciona para o setor automotivo, imobiliário, de ações, barcos, roupas, remédios, ideias etc. É algo fundamental para vender  qualquer tipo de produto, seja físico ou intelectual. Você compraria um carro de alguém que não conhece as peças ou não sabe explicar o que ele faz? E se você perguntasse algo e ele falasse ou te explicasse errado? Não é uma situação crítica? Penso que sim.

Guardadas as devidas proporções, falar e escrever certo cada termo que existe no mundo da moda é basilar para quem trabalha com isso! Não creio que eu seria muito respeitada se vocês vissem aqui erros crassos de português e, especialmente, relacionados à moda. Ressalto novamente, não sou infalível – com certeza já cometi muitos erros aqui –, mas saber o básico é o mínimo que eu posso fazer. Vocês não ficariam muito tempo por aqui se me vissem escrever “escarpam” ou “vistido”, tenho certeza.

Hoje as pessoas pensam que basta estar vivo para seguir a profissão que der na telha. Não precisa de formação profissional, dedicação e estudo constante. Não, basta fazer mais ou menos bom, copiar uma coisa ali ou aqui e pronto, são grandes profissionais! Poxa, já expressei aqui minha opinião sobre gente que pensa que moda é futilidade, mas não esperava que pessoas que tem na indústria da moda o seu ganha-pão tratassem tudo com tanto desdém. Tenho visto cada pérola que chega a dar medo!

Pronunciar e escrever certo os termos de moda é fundamental! Vem saber onde as pessoas estão errado, tudo no OMC!

Espero que para vocês essas palavras não pareçam certas. Mas se você pensou que sim, também estou aqui para esclarecer o assunto. Esses são alguns dos termos e nomes mais escritos e falados de forma errada atualmente (e estão escritos aí em cima da forma errada mais vista na internet). Parece bobeira, mas não deveria ser o básico? Minha opinião é de que se você trabalha com isso é sua obrigação falar e escrever certo, afinal, esse é o seu produto!

Então vamos começar a metralhada, hahahaha! Tenho visto muitas, muitas lojas, sites e blogueiras no Instagram e pela internet toda passando para o seu público informações erradas demais. A primeira – e que revira meu estômago desde o ano passado – é essa:

Midi é a forma correta de se escrever. Mid não existe. Aprenda e escrever corretamente os termos da moda com o Oh My Closet!

Sabem aquela saia conhecida por seu comprimento no meio da canela? Sim, a Midi! É, amores mios, as pessoas a chamam de Mid. MID! Como isso é possível? Uma palavra tão simples, difícil de errar… No entanto, 50% das lojistas acreditam ser esse o termo certo. Shame on you!

Escrita correta: Midi.

Uma observação com relação a esse tipo de saia: lojistas, veículos de comunicação e blogueiras ainda não entenderam o que significa. Para ser midi a saia tem que necessariamente ficar abaixo do joelho. Se ficar no joelho ou acima, não é midi, seja justa ou não! Muito tranquilo. Vejam os exemplos:

Saia Midi deve ser abaixo do joelho sem exceção. Vem entender melhor no Oh My Closet!

Fotos: MissGuided

A saia midi tradicional fica no meio da canela e pode tanto ser rodada quanto justa. Ela pode, ainda, ser um pouco mais longa. Só não pode ficar acima do joelho nem abaixo dos calcanhares (nos dois casos deixa de ser midi). Capisce?

Mini-Saia-e-Saia-Lapis-Comprimento-certo

Fotos: MissGuided

Pasmem: vi muitas e muitas lojas chamando esses dois comprimentos de midi, juro! Uma colega mostrou um print de uma conversa com a vendedora de uma loja pelo WhatsApp em que ela pediu para ver os modelos de saia midi disponíveis. A vendedora mandou foto de várias mini saias e saias-lápis e a garota ficou sem entender. Ela disse “mas eu quero ver midi, você tem?”. A vendedora disse que eram aquelas, hahahah! Ao se indignar minha colega obteve a resposta “Ah, midi no sentido de serem justinhas…“. Oh God, em que mundo vivemos? Justinha não é sinônimo de midi! E fica pior…

Suede se escreve assim, ao invés de Sued. Quer saber outros termos de moda que muita gente escreve errado? Vem aprender com o Oh My Closet!

Suede é o tecido da vez. Reinou nas coleções do verão passado do hemisfério-norte e desde então tem estado presente em todo tipo de roupa. É lindo, é gostoso ao toque e a origem do seu nome é estrangeira. Suede é a palavra em inglês correspondente a camurça, um tipo de tecido produzido a partir da parte interna da pele de alguns animais, entre eles a camurça (um tipo de caprino).

Embora muita gente se ache expert tentando distinguir suede de camurça e chamois (tem gente que diz que o chamois original é feito a partir do algodão, hahahaha, mas isso é assunto para outro post), o que tá pegando atualmente é a escrita da palavra. Muita, muita gente escreve SUED por aí, tá errado!

Escrita correta: Suede.

Próximo!

Aprenda a escrever Patches da forma correta, vem pro Oh My Closet!

Os patches são aquelas aplicações, geralmente de figuras divertidas e coloridas, feitas comumente no jeans e outros tipos de tecido. A tendência já veio, voltou (até falamos dele na penúltima vez que ressurgiu), mas as pessoas ainda insistem em não fazerem nem uma pesquisinha básica.

O resultado é loja atrás de loja divulgando sua jaquetinha do momento com PATHES, PACHES, PETCHS… Tudo menos a forma certa. Joga no santo Google aí, gente!

Escrita correta: Patches.

A forma correta é Maxi (Colar, Saia...) e não Max. Vem pro Oh My Closet aprender a escrita correta dos termos de moda!

Essa é antiga, mas me assombra até hoje! A onda dos maxi objetos e peças começou há uns bons anos, mas o termo se popularizou com o surgimento dos maxi colares. Maxi é um termo que serve para designar peças em tamanho grande em relação ao comumente usado. Um colar bem exagerado virou maxi colar, um colete com carinha de roubado do namorado virou maxi colete e assim por diante.

Massss, até pessoas com diploma em moda e cursos correlatos insistem na maravilhosa palavra MAX. Max colar, max bolsa, max colete. Poxannn, vocês podem fazer melhor do que isso, colegas! (E pensar que eu tive que escutar minha professora do curso de moda do Senac falar “max colar”… Sem falar no “poblema”, mas essa eu vou deixar pra lá). Vamos lá:

Escrita correta: Maxi.

Choker-Escrita-Correta-oh-My-Closet

As chokers, aqueles colares bem rentes ao pescoço (também conhecidas como coleiras) são a febre de 2016, mas muita gente ainda escreve e fala errado. Entendo que palavras estrangeiras complicam a vida, mas o Google tá aí pra isso. Choker, em inglês, significa sufocador (choke = sufocar) e o nome foi atribuído às famosas “coleiras” da moda.

Entretanto, muita gente escreve CHOCKER. Gente, chocker ou chock nem são palavras. Existe a palavra shock, que, em português, significa choque, mas é escrita com S e o significado não se aplica aos colares em questão. Para piorar, tem a pronúncia. Vem comigo!

Ninguém é obrigado a saber inglês, mas os sites que ensinam pronúncia também estão de prontidão. Choker se pronuncia “tchôuker“. Acredito que deu pra sacar, hahaha! Porémmmm, escuto colegas falando “xóquer“. Fico triste.

Escrita correta: Choker   –   Pronúncia: “tchôuker“.

Uma peça é curinga e não coringa. Vem entender tudo no Oh My Closet!

Antes que me apedrejem, sim, eu sei que as duas palavras existem! O problema entre os profissionais de moda é entender qual delas é aplicável ao termo peça-curinga, aquela que possibilita inúmeras combinações e te salva em qualquer ocasião. As duas palavras estão no dicionário, mas os significados são diferentes.

Coringa é utilizado para se referir a pessoa muito magra e feia, ou rapaz que trabalha em barcaça, enquanto Curinga é a palavra que designa aquela carta do baralho que “muda de valor” conforme uma combinação específica. É dela que deriva a palavra peça-curinga, emprestando o sentido de “servir para qualquer coisa”.

Eu mesma, lá no comecinho do blog, cometi esse engano muitas vezes e escrevi peça-coringa. Está errado, é só analisar o significado de cada uma que fica evidente a forma correta nesses casos.

Escrita correta (para o sentindo de se adaptar a muitas situações): Curinga.

Ando vendo muitas “peças-coringa” (a forma errada) Instagram afora, mas agora vem o pior dos erros:

Muitos veículos de comunicação erram o nome da estilista Patricia Viera. Venha entender o problema no Oh My Closet!

Errar nome próprio é o pico da falta de atenção e cuidado com o trabalho dos outros (além do próprio)! Um dos exemplos que vejo com mais frequência é errarem o nome da estilista brasileira Patrícia Viera, trocando seu sobrenome por Vieira. Bateu a dúvida, é só entrar no site da marca, o que custa?

É aceitável a ideia de que quem está redigindo o post, artigo ou nota pense que alguém errou antes dele e a grafia correta seja Vieira, mas que tal checar a informação? O logotipo da marca coloca em letras garrafais o sobrenome VIERA. Bem claro, não?

Além de inúmeras colegas de profissão, já vi sites renomadíssimos publicando artigos com essa falta de atenção.

R7, Estadão e Correio Brasiliense escrevem errado o nome da estilista Patricia Viera. Venha entender o problema no Oh My Closet!

Assim como qualquer mortal eu estou suscetível a erros, mas eu me cobro muito para que eles não aconteçam. Mais ainda para que não se repitam. Não nasci sabendo nada, mas me obrigo a pesquisar e estudar muito, porque sinto que a profissão que escolhi torna esse ato um dever, além de obrigação para com vocês, que querem conteúdo de qualidade. Por isso não me conformo que veículos deste porte cometam erros desse tipo.

Esses foram só alguns exemplos do que anda acontecendo pela internet. E aí eu pergunto: pode uma pessoa que comete esses erros reiteradamente trabalhar com moda? Passar informação de moda para pessoas que estão supondo que o que ela fala e escreve esteja certo? Precisamos nos esforçar mais!

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 Comments

    1. Oi Bruna, tudo bem?

      Embora a grafia seja body, a pronúncia adotada no Brasil para se referir a esta peça de roupa tão popular é a primeira que você mencionou: “bóri”.

      Já se a palavra estiver em uma frase em inglês referindo-se ao corpo humano, a pronúncia puxa um pouquinho para o “a”.

      Obrigada pela visita e pela pergunta!
      Beijoss ????????

  1. Você é ótima!
    Um dos poucos artigos que leio pela internet e que coloco como regra de qualquer pessoa relacionada com moda ou qualquer trabalho que seja do ramo. Se escrever um livro será livro de cabeceira de muita gente!!!
    Aliás, se preocupar em fazer o melhor se dá em todas as áreas, então, parabéns! Não conhecia! Adorei!!!! Parabéns!

    1. Oi, Mateus! Mil desculpas pela demora na resposta. Sofri uma lesão muito séria na lombar em fevereiro, tive que permanecer deitada por mais de 45 dias e só agora fui liberada para voltar a trabalhar no computador. Ufa!

      Poxa, que bacana ter esse feedback! Fiquei felicíssima com seu comentário, especialmente por esse ser um lado dos blogs tão pouco valorizado. Parece que ninguém mais espera um bom português ou embasamento para escrever sobre moda e outros temas correlatos, simplesmente se contentam com o mediano.

      Eu, como qualquer ser humano, estou sempre sujeita a cometer erros, mas me esforço muito mesmo para reduzi-los ao mínimo. E, mais ainda, para produzir um conteúdo de qualidade, por isso fico muito feliz com comentários como o seu.

      Obrigada pela visita, pelos elogios e por ler o post!

      Beijos!

  2. Adorei as dicas! Muito bom…
    Vendo semi jóias e tenho uma dúvida muito grande em relação à escrita da mesma, pois na internet encontro de diversas maneiras.
    Bjus!!

    1. Oi, Gleycia! Fico feliz que tenha gostado do post. <3

      A palavra semijoia, além de ser relativamente nova, passa pelas regras do novo acordo ortográfico a respeito do uso de hífen quando há prefixos e, também, em relação à acentuação. O hífen só e utilizado quando o prefixo termina em vogal e o complemento começa com a mesma vogal ou com a letra H. Como o prefixo semi termina com a letra "i" e joias começa com a letra "j", não ocorre o uso de hífen, nem de espaço. Assim, a escrita correta é a do prefixo seguido do complemento, tudo junto: semijoia.

      Sobre a acentuação, após o novo acordo ortográfico os ditongos abertos "éi" e "ói" não levam mais acento, por isso herói agora se escreve heroi e jóia se escreve joia. As regrinhas são chatas mesmo, hehehe. Deixo aqui um link para você ver mais detalhes sobre prefixos no novo acordo: https://novaescola.org.br/conteudo/328/regras-hifen-alteradas-novo-acordo-ortografico

      Pode escrever semijoia e semijoias com tranquilidade na divulgação do seu negócio. :) Espero ter ajudado.

      Um beeeijo!

  3. Olá. Boa tarde.
    Sou nova aqui neste espaço. Eu li por acaso esse artigo sobre erros de escrita. Sim, muito interessante. Todos cometemos erros graves sim. Mas, esse seu texto fala de falhas e contém muitos erros de escrita também (digitação incorreta)
    Por exemplo:muito espaços (parágrafos á mais) entre cada palavra.
    Obs: Possível ser o seu teclado!
    Falta de espaço após vírgula.
    Vírgulas antes do “mas” e assim vai.
    Mas me tornei fã do canal.
    Gostei do conteúdo e do ensinamento. Amei aprender sobre esse assunto.
    Parabéns!

    1. Boa tarde Eva, tudo bem?

      Que bom que me achou e gostou do conteúdo, fico muito feliz! Adoro receber comentários sobre esse post específico, obrigada! Eu o considero tão importante, mas ainda não está na lista de prioridades da maior parte das pessoas.

      Realmente, ninguém está livre de cometer erros e gosto mesmo é que apontem. Só assim podemos melhorar, não é mesmo? Mas tem alguns detalhes a serem observados, então vamos lá.

      De início precisamos apontar que um erro de digitação não é equivalente a um erro de escrita. O erro de escrita é o erro ortográfico, ou seja, quando a grafia de uma palavra está errada. Espaços e vírgulas não se enquadram nessa categoria.

      Sobre espaços a mais entre uma palavra e outra, encontrei apenas um (ali em “No entanto , 50%…”). Realmente, não me atentei ao espaço que dei sem querer após a palavra “entanto”. Esse sim é um erro de digitação, por isso que revisão de texto nunca é demais. Já sobre serem “muitos” os espaços, atente-se ao fato de que o texto é automaticamente justificado pela plataforma (espaçado para se ajustar ao campo de corpo do texto), por isso pode dar essa impressão de espaço extra, quando, de fato, há apenas um espaço entre cada palavra.

      Falta de espaço após a vírgula foi algo que não consegui encontrar em nenhuma parte do texto. Se possível, aponte para que eu possa corrigir.

      Já sobre vírgulas antes do “mas”, Eva, concluo que não há erro de minha parte. Isso porque todos foram usados como sinônimo de porém, contudo, entretanto, todavia e outras conjunções adversativas. O “mas” precedido de vírgula deve ser usado sempre que a próxima afirmação indicar uma relação de oposição à anterior, justamente da forma como utilizei em todos os casos.

      O único caso em que a vírgula é facultativa é quando a próxima oração dá ideia de adição à oração anterior. Por exemplo: “não só era bonita mas também prendada”. Veja bem: ela é opcional, mas não se torna errada caso a pessoa opte por usá-la. De qualquer modo, não usei nenhum “mas” com relação de adição, de modo que todos estão corretos pelo ponto de vista que expliquei acima.

      Tem algumas matérias que elucidam essa regra bem melhor do que eu, caso queira conferir:

      1) https://portugues.dicaseexercicios.com.br/sempre-se-usa-virgula-antes-do-mas/

      2) https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/uso-virgula-antes-conjuncao-mas.htm

      Caso eu tivesse cometido um erro com relação às vírgulas, teríamos um erro de sintaxe ou erro gramatical. Confesso que sintaxe não é meu forte, mas tento tomar cuidado.

      Embora qualquer erro deva ser corrigido, meu foco no post era mesmo o erro de escrita, erro ortográfico puro, palavras escritas de forma grosseiramente errada. Por isso temos que ter cuidado ao dizer que o post está cheio de erros de escrita. No total final encontrei 01 erro de digitação.

      Fico aguardando a citação do trecho em que você encontrou falta de espaço após a vírgula para que eu possa melhorar meu texto.

      Queria mais comentários como o seu, a internet seria muito mais rica assim!

      Obrigada pela visita e um beijo!