Staycation: Conheça Essa Nova Tendência de Turismo

Ma oeeee! Quem queria que a pandemia já fosse um pesadelo distante, põe o dedo aqui ( ). Já que essa sarna não nos larga e, como se não bastasse, ainda afasta nossos belos sonhos de viagem, por quê não começar a olhar com mais carinho para a famosa Staycation? Fica comigo pra entender melhor o que é essa “modalidade” de férias, saber como fazer tudo com segurança durante a pandemia e conferir 5 motivos pra te dar aquele empurrãozinho. <3

O Que É Staycation

Guia de Staycation Oh My Closet!

Stay: ficar. Vacation: férias. Staycation vem da junção dessas duas palavras. Cada fonte dá sua definição, mas existe um conceito geral que é o seguinte: passar as férias em casa ou em algum lugar próximo. Envolve o conceito de não precisar necessariamente “mudar de ares”, indo pra um outro país ou cidade turística tradicional e longe de onde você mora, mas mudar o seu olhar para o que está à sua volta.

A ideia é tirar férias como de costume (marca com seu empregador, recebe remuneração, tudo igualzinho), mas, uma vez em casa, aproveitá-la de uma forma diferente. E quando digo casa, não é só o espaço físico da sua casa, mas da sua cidade e até mesmo das redondezas. Quando a gente fica perto do que já é familiar pra gente, a gente se sente em casa, não é? É essa a ideia.

Uma staycation pode ser feita de diversas formas:

  • Você pode literalmente ficar na sua própria casa e aproveitar rituais de descanso que você não tem normalmente (como fazer aquele belo café-da-manhã digno de hotel) e sair para apreciar pontos interessantes da sua própria cidade, fazendo passeios como um turista faria.
  • Também dá pra permanecer na sua cidade, mas em uma casa diferente. Pode ser a casa de um amigo, parente, ou mesmo algo alugado, incluindo um quarto de hotel. Esse é um dos tipos mais populares de staycation nos EUA: conhecer hotéis dentro da sua própria cidade, ou seja, se tornar turista na cidade onde você vive (porém, muitas vezes, nem repara).
  • Conhecer os arredores da sua cidade. Tem cidades vizinhas interessantes? Você também pode organizar uma escapadinha pra lá. Não precisa ser longe pra ser legal ou ter o poder de te relaxar.

A Pandemia

Está certo que nem tudo que listei acima pode ser feito durante a pandemia (como ficar na casa de alguém ou mesmo os passeios na sua própria cidade, caso incluam museus e prédios públicos). Mas ela é justamente um dos grandes motivos pra você fazer uma staycation, por esses dois detalhes: 1- A staycation pode ser adaptada às necessidades do momento; 2- Todo mundo precisa espairecer.

Após um ano vivendo essa realidade maluca, qualquer um que não seja negacionista já está careca de saber quais cuidados a gente deve tomar pra não contrair nem disseminar o vírus. Algumas coisas são essenciais (só pra relembrar): NÃO AGLOMERAR, USAR MÁSCARA, lavar as mãos, distanciamento social e INFORMAÇÃO. Essa é vital e é com ela que é possível curtir férias sem contribuir pra abertura de mais uma vala. Não é maravilhoso?

Considerando esses cuidados essenciais, eu penso que o melhor tipo de staycation é o de conhecer cidades vizinhas se hospedando em apartamentos de aluguel por temporada. E é aí que entra o nosso amado Airbnb. Na minha opinião, essa é a opção que garante o melhor dos dois mundos: conhecer lugares novos mantendo o distanciamento social.

Máscara N95 durante staycation.

Distanciamento é algo não rola ficando em hotéis, por isso não indico nesse momento. Nos hotéis você acaba cruzando com muita gente (especialmente os sem noção que querem entrar sem máscara no elevador); você não tem a liberdade de cozinhar e não tem muitos recursos com relação à higienização dos ambientes. Por outro lado, ficando em um apartamento alugado é como se você estivesse ficando no seu próprio apartamento do ponto de vista do distanciamento social, não? O fluxo de pessoas é aquele típico de um prédio residencial, por isso suas chances de cruzar com alguém são menores. Serviço de quarto também é um item que sai de cena, diminuindo as oportunidades de contato. É literalmente como ficar na sua casa, só que em outro bairro ou cidade.


5 Motivos Pra Fazer Staycation

Estando em pandemia ou não, são vários os motivos pra gente fazer staycation, especialmente quando tudo isso passar. É algo que desestressa, alivia, relaxa, entretém e inspira, tudo isso gastando menos dinheiro do que em uma viagem tradicional, então guardem isso pra vida! Agora deixar eu explicar mais. :P

Mini Férias

Manhãs na cama. 5 Motivos para fazer staycation.
Preguiça na cama. 5 Motivos para fazer staycation.

Sabe quando você não pode tirar muitos dias de férias, mas seu cérebro está gritando por alguns dias de descanso? Organizar uma staycation é ótimo pra essa situação, já que alivia o stress de planejar uma viagem muito longa, além de ter um custo reduzido. A proximidade deixa tudo mais prático e é a oportunidade perfeita pra relaxar nos únicos dias que você tem pra isso, sem se preocupar com detalhes de logística e outros perrengues.

Use os poucos dias que você tem otimizando seu tempo e suas oportunidades de renovar ideias. <3

Descobrir O Que Tem em Volta

Conhecendo as redondezas. Igreja de cidade pequena. O que e staycation?
Uma igrejinha em Salto – SP, a 15 minutos de Itu.
Corredeiras em Salto/SP. Aproveitando sua staycation.
E a cachoeira, também em Salto.

Fala a verdade, você conhece tudo que tem em volta da sua cidade? Às vezes nem o nosso bairro a gente conhece por completo. Uma staycation é uma oportunidade de ouro pra você olhar de verdade pro que tem em volta e isso inclui cidades vizinhas. É sempre enriquecedor conhecer essas cidades de perto e ver o que tem de diferente (porque sempre tem, isso eu te garanto)! Um estilo de arquitetura, um tipo peculiar de comércio, um jeito diferente de viver de um grupo de pessoas.

Sempre tem o que observar, é só a gente abrir os olhos de verdade pra esses detalhes. E o olhar realmente muda quando a gente não tem preocupações do dia-a-dia na cabeça. Às vezes pode ser uma cidade coladinha na sua, outras uma alguns quilômetros mais longe, talvez ainda dentro da sua região. Vale muito a pena desconstruir o conceito de que tirar férias é sinônimo de ir para a praia ou viajar pra longe. Qualquer viagem, por mais perto que seja, traz algo valioso!

Conhecer Novas Decorações

Seja na sua cidade ou numa cidade vizinha, estar em um ambiente em que a decoração é diferente da que tem na sua casa é muito positivo. Além de dar aquela sensação de renovação, ajuda a despertar a criatividade e também pode ser uma ótima oportunidade pra testar sua aceitação com outras linhas de decoração.

Quando estiver procurando um imóvel para aluguel de temporada, tente escolher decorações que te atraiam, sejam parecidas com a da sua casa ou não. O importante é você se sentir bem no ambiente, se sentir em casa mesmo. Isso faz parte do conjunto que proporciona relaxamento, assim como quando ficamos num hotel legal.

Contato Social Reduzido

Como mencionei na parte sobre a pandemia, precisamos manter o distanciamento social a todo custo. Agora não é hora de festinhas ou de turismo tradicional, mas é compreensível que as pessoas precisem de um tempo e um lugar pra respirar. E é através da staycation que a gente consegue o melhor conjunto. O famoso “fique em casa” pode ser extremamente prazeroso quando a casa não é a nossa de todos os dias, ou seja, a gente nem precisa sair! Saúde mental: Ok. Distanciamento social: check!

Complemente essa experiência passeando muito de carro (é claro que não é pra chamar a galera, mantenha só quem já mora com você e está curtindo a staycation). Todo mundo que compreende a seriedade do momento que estamos vivendo é capaz de se adaptar e, acredite, dá pra curtir muita coisa de dentro do carro. Pesquise locais onde se tem uma boa vista do pôr-do-sol ou de alguma paisagem bonita e aproveite! Tire fotos, aprecie e guarde os momentos na memória.

Também é dessa forma que você vai descobrir as peculiaridades de cada cidade: andando calmamente de carro, olhando para os detalhes com a cabeça descansada. Reveze o motorista da vez pra que todos possam aproveitar! ;) Se o lugar for ou estiver deserto, pode até descer do carro pra aproveitar mais, mas nunca esqueça da máscara.

Airbnb: Um Empurrãozinho

Essa é a sua chance de dar uma chance ao Airbnb, hahahaha! Ou qualquer outra plataforma de aluguel por temporada, lógico. Quem me acompanha sabe que estou ficando em apartamentos do Airbnb há mais de um ano e muita gente me pergunta como é, outras tantas dizem que têm medo de alugar algo por lá. Eu já fiz um post falando mais sobre como é alugar pelo Airbnb, mas posso resumir em uma frase: vale a pena!

Se você também tem medo ou nunca fez esse teste, fazer uma staycation pode ser a oportunidade perfeita pra começar e perder o medo. Assim você começa com uma viagem curta pra sentir se gosta do esquema e, quando quiser alugar algo por um período maior quando o coronavírus acabar, já sabe como tudo funciona e não vai ter surpresas. <3


Como Fazer Staycation Durante a Pandemia

Um lanchinho honesto feito em casa pra comer no carro. :)
Uma praia deserta perto do Guarujá.

Tem algumas dicas que são essenciais pra poder tirar férias e conhecer os arredores com responsabilidade:

  1. Escolha destinos a uma distância segura. Isso significa realmente ficar a uma distância curta da sua cidade, de modo que você consiga ir e voltar de carro sem ter que parar em postos de gasolina durante o trajeto pra comer ou fazer xixi. Esse é mais um contato social desnecessário, que pode ser evitado escolhendo um destino próximo de você.
  2. Não pare em postos de gasolina ou áreas de descanso. Esse já estava esmiuçado ali, mas é melhor deixar bem claro. Se você quer muito escolher um destino um pouco mais longe, a dica é controlar muito bem o consumo de água e levar lanches e snacks pra comer no carro mesmo. É assim que eu e meu marido conseguimos ir do interior de São Paulo até à capital: pouquíssima água, almoço na caixa térmica e uma bexiga muito esperta, hehehe.
  3. Priorize pagamentos por aproximação. Quando for necessário abastecer o carro, prefira usar um cartão que tenha a função de pagar por aproximação, assim você não precisa encostar em nada.
  4. Utilize máscaras PFF2/N95. O objetivo da staycation é relaxar evitando o contato com pessoas, mas ninguém está livre de circular em áreas comuns, especialmente quando moramos em um prédio. Tenha uma máscara adequada pra esses momentos (nunca circule sem) e lembre-se de lavar as mãos antes e depois de removê-la. A mesma coisa vale pro momento de abastecer o carro.
  5. Tenha álcool em gel sempre. Deixe um no carro, um na bolsa, um no porta-malas, outro na mala, hahahah. Esse é um item que nunca é demais e é de extrema importância.
  6. Tenha um spray desinfetante capaz de matar o vírus. Embora os estudos demonstrem que essa não é a principal fonte de contaminação, não custa nada se precaver. Borrife o spray nas superfícies e no ar quando entrar no apartamento e deixe dar uma ventilada antes de se instalar.
  7. Utilize serviços de delivery ao invés de ir aos locais. Esse é óbvio, mas só pra ficar completo. A ordem é ficar em casa, então vamos ficar. Se precisar de comida ou algo da rua, peça por serviços de delivery e opte sempre pela modalidade de entrega com o mínimo de contato. Higienize o que achar necessário e lave sempre as mãos após pegar sua encomenda e antes de retirar sua máscara.
  8. Fuja de pontos batidos. Sabe aquele ponto turístico clichê? Vai ter outras oportunidades pra você visitá-lo. Por enquanto, opte por pontos menos batidos e com poucas ou nenhuma pessoa. Sempre tem coisas interessantes pra se conhecer, mas que as pessoas não dão bola. Esse é o verdadeiro espírito explorador! Quem sabe você até descobre um lugar legal que, depois, pode virar tendência?
  9. Organize seus horários. Se pra você for essencial sentir o ar puro fora de casa, se organize pra fazer isso em horários em que não tem ninguém. Quer dar uma caminhadinha na beira do rio? Escolha o horário mais vazio e aproveite! O importante é não cruzar com ninguém, ou pelo menos ter uma grande distância.

E é isso, peoples! Dá pra espairecer sem contribuir para o caos no país. É preciso rever alguns conceitos, se colocar no lugar do outro e estar disposto a obter felicidade a partir de lugares e coisas diferentes. É, além de tudo, um ótimo exercício mental, assim como qualquer coisa que nos faça expandir horizontes.

Me conta, já fez staycation? Está acostumada(o) com o Airbnb ou alguma outra plataforma de aluguel? Deixe sua experiência aqui nos comentários!

Xo

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comments