|

Quem Foi Henri Matisse

Quem foi Henri Matisse, Biografia, Estilo, Escola Artística e Obras.

Se você não se deparou com pelo menos uma obra de Henri Matisse em uma composição moderna pelo Instagram, eu te pergunto: você está vivendo? Hahahahah! Brincadeiras à parte, essa é a extensão do boom que as obras de Matisse tiveram nos últimos anos, especialmente desde 2019.

Quem está ligado em tendências de decoração ou pelo menos aprecia as novidades do segmento com certeza já notou um certo tipo de arte em quadros pela internet afora, tanto digitais (para imprimir) quanto os físicos. Já quem não está pode fazer um simples teste: entre em sites de decoração ou que vendam quadros e repare no que você encontra. Ou, pra quem prefere aquele bom e velho printable, faça aquela busca breve no Etsy por printable wall art. Em algum momento você vai esbarrar com um tipo de arte muito peculiar, vibrante, com formas diferentes e bem características.

Henri Matisse é nome do autor dessas obras que literalmente viralizaram de dois anos pra cá, mas tem muito mais sobre ele para além da superfície de uma tendência viral. As obras que causam esse frisson digital fazem parte do seu período dos Cut-Outs, período que foi o último antes de sua morte, aos 84 anos, em 1954. Mas já parou pra pensar em quanta coisa ele fez antes disso? Vem comigo ver quem foi Henri Matisse!

Foto: New York Public Library | Rare Book Division, The New York Public Library. (1913). Henri Matisse, Paris, May 13th, 1913. Retrieved from https://digitalcollections.nypl.org/items/510d47db-c4a7-a3d9-e040-e00a18064a99


A Vida e Trabalho de Henri Matisse

Matisse, nascido Henri Émile Benoît Matisse em 1869 na França, foi um artista multifacetado. Além de pintor, também era reconhecidamente escultor, desenhista e gravurista. Ele passou por muitas fases, cada uma bem diferente da outra e não começou como muitos imaginariam (pintando desde pequeno e/ou muito pobre). Ele era o filho mais velho de um comerciante de grãos bem rico e teve seu primeiro contato com a arte, mais especificamente a pintura, aos 19 anos, quando sua mãe o presenteou com materiais para pintura em um período em que se recuperava de uma apendicite.

O histórico de sua obra e vida pessoal é extenso, daria até um filme, mas o objetivo hoje é te dar uma ideia de quem foi Matisse e porque estamos vendo esse boom dos Cut-Outs. Para uma ideia melhor sobre sua história, recomendo muito a leitura do artigo da Wikipedia e do editorial do MoMA sobre ele. Eis um breve resumo and linha do tempo da história de Matisse:

  • 1887: ele vai estudar Direito em Paris e, após se formar, trabalha como administrador de tribunal.
  • 1889: tem seu primeiro contato com a pintura.
  • 1891: ele retorna a Paris, dessa vez para estudar arte. Nesse período ele pintava natureza morta e paisagens.
  • 1896: um pintor australiano, John Russel, apresenta a Matisse o impressionismo de Van Gogh. A partir daí sua cartela de cores muda completamente, passando de tons terrosos e sóbrios para uma variedade de cores vibrantes.
  • 1898-1901: Matisse usa bastante uma técnica do neo-impressionismo, chamada divisionismo. Nesse período ele também começa a experimentar com a escultura.
  • 1903: ele completa sua primeira escultura, batizada The Slave.
  • 1904: Matisse se torna adepto e acaba se tornando um dos líderes da corrente artística posteriormente batizada de Fauvismo, que utilizava cores fortes, sem qualquer relação com a cor original do objeto retratado, entre outras características marcantes.
  • 1912-13: ele vai ao Marrocos algumas vezes, algo que influencia mudanças em seu estilo e também gera a produção de cerca de 24 desenhos.
  • 1917: ele se muda para a Riviera Francesa, época em que se nota um “relaxamento e suavização” em seu trabalho.
Retrado de Henri Matisse em 1933.

Foto: New York Public Library | Billy Rose Theatre Division, The New York Public Library. (1933).Matisse, Henri Retrieved from https://digitalcollections.nypl.org/items/da12fe80-c262-0135-7c50-02554749380d

O começo de 1900 foi um de seus períodos criativos mais intensos, mas ele continuou ativo em 1920 e 1930, colaborando com outros artistas e realizando projetos em parceria com instituições. O período da Segunda Guerra Mundial foi um empecilho, mas ele continuou produzindo discretamente, além de fazer ilustrações em preto e branco para inúmeros livros.


The cut-outs, obra de Henri Matisse
Mais obras de Henri Matisse.
Detalhe da obra The Cut-Outs

Um pouco de Matisse na minha mesa. <3

The Cut-Outs

Em 1941, em meio à guerra, Matisse é diagnosticado com câncer no duodeno. Embora a cirurgia para remoção do tumor tenha sido bem sucedida, ela resultou em complicações que, além de quase o terem matado, o deixaram debilitado. A partir de então, ele se viu limitado a uma cama e à cadeira de rodas, algo que o impedia de pintar e esculpir como de costume.

Verdadeiro artista que era, ele desenvolveu uma nova forma de se expressar e criar. Não foi a primeira vez que ele fez uso da técnica, mas essa foi a fase em que ele mergulhou de cabeça na decoupage. Usando pedaços de papel previamente pintados com guache em cores vibrantes por seus assistentes, Matisse usava diversos tipos de tesouras para, com elas, criar formas impressionantes. Posteriormente, eram montadas composições em canvas com os recortes, resultando nas obras finais que conhecemos. Uma das mais famosas delas é a série Blue Nudes.

Blue nude de Henri Matisse. Reproduções digitais.
Quadros com representações digitais de Blue Nude II, de Henri Matisse, à venda em diversas lojas online.

Esse período que se iniciou em 1941 perdurou até sua morte, em 1954. Mesmo ele tendo produzido diversas obras desde 1889, os Cut-Outs são o conjunto de obras pelo qual Matisse é mais lembrado até hoje. Essa forma de expressão artística, junto com algumas obras em desenho linear, foi tema de diversas exposições em museus de arte.

O museu Tate Modern, de Londres, fez uma grande exposição no início de 2014 e o MoMA (The Museum of Modern Art) realizou a apresentação de maior porte dos Cut-Outs até hoje, do final de 2014 até o início de 2015. Pode ter certeza, essas duas exposições têm papel fundamental na explosão dos trabalhos da era de ouro de Matisse nos anos recentes. O sucesso das exposições expôs um número muito grande de pessoas ao trabalho de Matisse, ajudando a popularizá-lo ainda mais entre gerações mais jovens.

As formas trazidas nos Cut-Outs, somadas às cores e à estilização atualmente feita para quadros digitais formam um conjunto com forte apelo aos jovens de hoje, especialmente aqueles de gosto apurado. Desde 2018/19 os quadros vendidos online com representações digitais das obras de Matisse vêm ganhando força e em 2020 eles realmente explodiram! Eles estão por toda parte, desde produtos até participações em composições de campanhas e ensaios de marcas de produtos de beleza.

Curiosidades

Matisse era apaixonado por gatos e foi contemporâneo de Picasso, de quem se tornou amigo apesar da diferença de 11 anos entre os dois.


Shop Matisse

É isso! Agora você já sabe quem é o gênio por trás da arte e por quê você está vendo esses quadros por todo lado.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comments

  1. Eu não sabia nada do artista mas já conhecia e gostava de alguns trabalhos que parecem tão atuais e bem encaixados pra nossa época. Gostei muito de saber da sua vida artística e grande criatividade. Parabéns pelo post, muito bom.

  2. Ótima matéria! É sempre bom conhecer a história por trás do homem! Vou aproveitar pra relembrar suas obras dando uma olhada numa coleção de grandes pintores que tenho! Parabéns!