|

6 Coisas Que Você Pode Fazer Durante a Quarentena (e 3 que você DEVE fazer)

Tempos estranhos né non, amores? Até o final de 2019 Corona, pra mim, era uma cerveja inocente, no máximo aquela moça das pernas super longas que cantava “this is the rythm of the nááááááiitch“. As coisas mudam num piscar de olhos e agora cá estamos nós, trancadinhos em casa por causa do coronavírus. Mas nem por isso precisamos morrer de tédio, certo? Foi por isso que eu reuni numa lista dicas de 6 coisas que a gente pode fazer durante esse período de quarentena.

Confesso que eu não necessariamente passo por apuros nesse tipo de situação (afinal, eu sempre trabalhei em casa e acabei me adaptando a ficar longos períodos sem sair, especialmente depois de toda aquela novela de quando lesionei minhas costas e passei 6 meses deitada). Eu não cheguei a sentir nenhum impacto muito forte na minha rotina, exceto pelos momentos ao ar livre.

Eu aaaamo um dia lindo de sol e gosto muito de sair pra fazer alguma coisa na rua, mesmo que seja só ir à padaria. Sinto falta, mas até isso a gente contorna. Mesmo assim, em conversas online com amigos e familiares eu “vejo” o quanto o distanciamento social e o quase confinamento podem pesar, principalmente pra quem está acostumado a trabalhar fora e tem uma rotina todinha na rua.

As coisas que eu mais tenho ouvido envolvem dois problemas: tédio e ansiedade. Cada um sabe da sua saúde mental e onde o calo aperta, mas acredito que sempre tenha algo que possa pelo menos trazer algum alívio. As sugestões de hoje são pra isso e eu as dividi entre coisas que você pode e coisas que você DEVE fazer. Vem comigo!

Coisas Que Você Pode Fazer na Quarentena

Muitas vezes o hábito de uma rotina agitada e o costume de cumprir obrigações nos cega para aquilo que não é. Se tem um momento ideal para fazer algo a que você não está obrigado, eu diria que é esse. Trabalhe seu subconsciente para entender and absorver a seguinte verdade: durante a quarentena você está livre do tronco e pode fazer tudo aquilo que sempre deixou de fazer por falta de tempo.

Sua única tarefa essencial é ficar em casa (todo mundo já entendeu isso), fora esse detalhe você não deve nada a ninguém. Quem está no modo home office talvez não esteja tão entediado, mas tudo depende do combinado de cada um. Sem mais delongas, aqui vão as sugestões que muitas vezes a ansiedade não te deixa vislumbrar:

Rituais de Cuidados com o Corpo

É isso mesmo. Parece futilidade, luxo ou até ridículo, mas pense aí: faz quanto tempo que você está adiando aquela hidratação? Minha realidade: às vezes a coisa ficava tão corrida que eu “não tinha tempo” nem de passar um creminho depois do banho. Acabava esquecendo mesmo, punha a roupa e saía correndo. Agora dá pra fazer tudo isso:

  • Hidratar a pele do seu corpo in-tei-ri-nho. Nada de passar um creme rápido nas mãos e limpar o excesso nas pernas. Tome um banho bem tranquilo e, quando sair, inicie um processo meticuloso e sem pressa de hidratação total. Isso significa dar atenção até a áreas como pescoço, calcanhares, costas and, óbvio, pés. Se preciso, utilize hidratantes específicos para cada área e deixe tudo como pele de bebê! Faça o processo a cada 2 ou 3 dias para manter os resultados.
  • Hidratar os cabelos. Usar uma máscara de hidratação durante o banho é fácil. A hidratação a que eu me refiro é aquela que tem umas 5 etapas, uma delas envolvendo papel alumínio (ou uma touca térmica) e vários enxágues. Sim, aquela mesma que você estava com preguiça de fazer aos sábados. Pegue uma receita bem legal na internet e gaste meio período sem culpa.
  • Depilação. A coisa está cabeluda? Hora da cera ou gilete! Ficar muito tempo em casa pode nos levar ao desleixo, mas que tal reverter a situação? Analise todas as áreas que precisam desse cuidado e mãos à obra!
  • Fazer as unhas. Acho difícil encontrar uma mulher que não ame unhas recém-feitas. É a glória! E não precisa depender da manicure. Tem gente que não tem tanta habilidade, mas essa é a hora pra aprender. Tudo que a gente repete constantemente melhora com o tempo (o famoso “a prática leva à perfeição”), acredite em mim. A primeira vez que eu fiz minhas unhas sozinha ficou um verdadeiro cocô. Hoje eu consigo fazer melhor que manicure. Então vá tentando, capriche e faça tanto as das mãos quanto as dos pés, ok? Pacote completo.

Organização

Quanta coisa a gente deixa amontoar ou sair do controle por falta de tempo de arrumar? Esse é o momento perfeito para, com muita calma, rever o que está precisando de uma bela organização. Espaços organizados contribuem para clareza mental, bem-estar e conforto de modo geral. Não pense que essa organização se resume a tirar os boletos dos últimos 3 meses de cima do aparador do hall, não não. Estamos falando de organização total, que inclui:

  • Cozinha: reorganize panelas, agrupe recipientes, separe por tipo de material e utilidade, organize por tamanho e cor. Com tanto tempo sobrando dá pra parar de empilhar bowls que não encaixam direito naquele canto escuro da sua despensa. ;P
  • Quartos: Styling de prateleiras e cômodas é tendência forte no Pinterest, que tal tentar? Revise e remova qualquer papel ou item desnecessário que está literalmente “muvucando” seu quarto (jogue fora ou arrume um local apropriado e isso vale até para móveis e pequenos acessórios). Com o que ficou, comece a testar possibilidades de combinação entre seus itens preferidos, é só procurar por “shelf styling” no Pinterest pra reunir inspirações. Outra coisa legal de fazer nos quartos é organizar as roupas da mesma maneira que você arrumou as vasilhas na cozinha: por cor, tamanho e utilidade (no caso, estação).
  • Escritório: Quem já vivia a vida de home office vai entender. Essa é a hora para desentulhar a mesa e organizar tudinho! Categorize seus documentos, organize contratos por data e aproveite para se aventurar com índices por cor! Também vale trocar os móveis de lugar pra dar uma renovada no ambiente.
  • Sala: Tem alguma coisa fora do lugar? Jogue fora ou guarde no lugar certo. Agora é hora de se aventurar com as possibilidades de disposição dos móveis até achar uma nova opção que você ache legal. Não gostou? Amanhã tem tempo pra desfazer. :)

Closet Detox

Esse é meu preferido! É muito comum a gente viver sem espaço no closet ao mesmo tempo que “não tem roupa”, certo? Isso é um claro sinal de que a gente precisa tirar as roupas velhas e/ou que não usamos mais pra liberar espaço pra duas coisas: um closet visualmente mais agradável, sem amontoar nada, e roupas novas compradas com consciência e a certeza de que você vai usar muito.

Minha base para fazer um bom detox no closet é a regra dos 6 meses: faz 6 meses ou mais que eu não uso tal peça? Passo pra frente. Para roupas de inverno, já que onde eu moro é quase sempre quente, eu abro uma exceção e mantenho por um prazo mais longo, mas também uso um outro critério: usei no inverno passado ou na última viagem para lugar frio? Pode ficar. Se não usei em nenhuma dessas situações também passo pra frente.

Tente realmente praticar o desapego e não manter coisas que você “tem dó” de dar embora. Só vale manter algo que não usa se a peça tiver um alto valor sentimental, como um vestido de casamento, roupinha do batismo do filho ou aquele vestido do primeiro encontro. Fora isso, todo o resto que não estiver em uso pode ir embora!

Pense assim: mais espaço para preencher com roupas atuais e que você realmente ama. E tem o bônus final, que é ajudar quem precisa. <3

Distração de Qualidade

Que tal sair das redes sociais (que andam prestando muita desinformação no momento) e aproveitar para assistir aquele filme ou ler aquele livro que você nunca conseguiu por falta de tempo?

Sobre livros, vale terminar o livro que você começou há meses e encostou no criado, assim como começar um novo que você comprou há muito tempo ou mesmo pesquisar uma boa indicação dentro do gênero que você mais gosta e comprar um novinho em folha. Os e-commerces estão entregando normalmente e essa é uma boa forma de manter os pequenos negócios funcionando (se você tiver a disponibilidade financeira, é claro).

Já sobre filmes e séries, o Netflix e os outros serviços de streaming estão aí pra nos salvar! Uma coisa que eu amo fazer é pegar a lista dos filmes indicados ao Oscar e ir assistindo um por um. Desse bolo sempre sai alguma coisa espetacular e algumas que você pensa “Jesus amado, como indicaram isso ao Oscar?”. Adoro!

Assistir sua série favorita do começo ao fim também pode ser legal, assim como iniciar uma nova. Tem algumas que eu amo e recomendo sempre:

Aprender Algo Novo

Essa é a hora de ir pro YouTube e sentir o poder dos tutoriais em vídeo. Se você tem algum preconceito com a plataforma ou com youtubers (eu até entendo, a internet tem muita coisa boa, mas também tem muito lixo), deixe-o de lado em nome do aprendizado, porque vale a pena!

Deixa eu contar uma coisa pra vocês: 90% do conhecimento que eu possuo e aplico na minha profissão foi adquirido sozinha. Fui autodidata em cada habilidade que eu precisei desenvolver pra criar conteúdo aqui pro blog. Um belo exemplo é o Photoshop: não fiz absolutamente nenhum curso, fui aprendendo na marra e sempre que eu queria criar algum efeito que eu não dominava eu corria pro YouTube. Aprendi a usar diferentes ferramentas do programa assistindo a tutoriais específicos.

Acreditem, isso vale ouro! Também aprendi a me maquiar decentemente assistindo a tutoriais do YouTube e garanto pra vocês que antes eu tinha ZERO habilidade. Aliás essa é a minha sugestão: que tal aprender a fazer a make que você sempre quis? Talvez até o delineado perfeito. Se ficar ridículo não tem problema, você não vai a lugar nenhum mesmo. Isso também vale para penteados, essa é a hora de testar sem medo.

Maquiagem é uma opção, mas os tutoriais em vídeo estão presentes nas mais diversas categorias, então procure algo que te interesse bastante e invista seu tempo no aprendizado. Dá pra aprender desde bordado até como reformar um carro. :P

Planejamento

O momento que estamos vivendo não é fácil, mas definitivamente não vai ser o fim do mundo. Vai haver vida após a quarentena e nós vamos nos deparar com uma enorme quantidade de coisas pendentes, então que tal se planejar?

Eu vejo 3 tipos de planejamento úteis:

  • Metas de longo prazo: sabe aquele sonho antigo ou aquele objetivo importante que você ainda não alcançou por falta de tempo de planejar? Aproveite! Estabeleça seu objetivo e divida o desenvolvimento dele em etapas, ou seja, esmiuce as tarefas necessárias e a sequência ideal para conseguir atingir o objetivo. Assim, quando tudo passar, você já sabe por onde começar e quais são os próximos passos.
  • Pendências do momento: anote tudo aquilo que está ficando pra trás por conta do distanciamento social e que precisa ser retomado quando acabar a quarentena. Com essa lista, tente organizar essas coisas em uma sequência de dias ou semanas (um planner mensal não-datado é útil) e estabeleça prioridades. Isso vai te ajudar a não ficar perdido quando voltar à ativa.
  • Dia-a-dia: Não é porque a gente está dentro de casa que não tem nada pra fazer. Aliás, sempre tem alguma coisa pra fazer, hahaha! O problema é que estar longe da rotina habitual pode levar à impressão de que a gente não tem literalmente tarefa nenhuma, e acabar deixar passando batido algumas tarefas essenciais. Pra esse momento de quarentena, toda noite eu faço uma lista de tarefas para o dia seguinte. Coisas básicas mesmo, do tipo “exercício, fazer as unhas, terminar texto X”. É pouco, mas dar um check ali na lista ajuda a motivar e não deixar nem mesmo o básico para trás.

Coisas Que Você Deve Fazer na Quarentena

No meio das opções pra ocupar a cabeça e não deixar o tédio bater também é preciso encaixar itens obrigatórios. Digo obrigatórios do ponto de vista da nossa própria saúde e é essencial dar atenção a esses detalhes. Não basta só ficar em casa pra evitar a propagação do vírus e o sobrecarregamento dos hospitais: fazer a nossa parte também significa manter um sistema imunológico forte para nosso corpo reagir da melhor forma possível caso a gente pegue o coronavírus.

Tem três coisas básicas e rápidas que a gente PRECISA fazer para dar um boost no sistema imunológico:

  • Se exercitar: nosso corpo foi feito para estar em movimento e essa é a base que mantém tudo funcionando. Com exercício regular (mesmo que rapidinho, por 15 ou 20 minutos) a gente, em linhas gerais, estimula a parte boa e se livra do que não presta. Tchau toxinas, olá endorfina. Fora isso, pra quem sofre com ansiedade o exercício físico contribui imensamente para o bem estar mental.
  • Tomar sol: e não é em nome de um bronze bacana. Tomar sol estimula a produção de vitamina D, elemento fundamental para o reforço do sistema imunológico e, consequentemente, para uma boa capacidade de lidar com o vírus. Já que o objetivo é tomar sol sem protetor para ter os benefícios, opte pelos horários bem cedo (até 10h da manhã) e os do fim de tarde (depois das 16h).
  • Ingerir vitaminas: é meio que óbvio, né? Completar tudo de bom que seu corpo está recebendo com as dicas acima é uma forma de fechar o pacote e deixar seu corpo munido das armas necessárias para combater enfermidades. O zinco é um dos minerais que podem ser benéficos para o combate ao coronavírus, segundo alguns estudos.

Se você tiver uma alimentação balanceada e tiver boa absorção de vitamina D já está valendo. Caso não consiga comer sempre bem e, como eu, tiver alguma deficiência de vitaminas, é válido completar o conjunto com vitaminas em cápsula, que podem ser manipuladas ou compradas prontas na farmácia.

Ufa! É ou não é suficiente pra se ocupar e se manter ativo durante a quarentena? Várias das sugestões podem ser divididas em mais de um dia, como, por exemplo, a parte de organização. Seu closet não precisa ficar perfeito em um dia, divida a tarefa em partes e se ocupe um pouco a cada dia, misturando sempre com as sugestões de lazer e autocuidado.

Espero ter mudado um pouco a opinião de vocês sobre o tédio e a ansiedade durante a quarentena, afinal, nenhum dos dois precisa existir nesse momento. <3

Tudo isso vai passar e logo estaremos juntos de novo! Até loguinho!

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *