Station Necklace – Acessório Tendência de 2020

Aloooooouuuu, diretamente de mais uma semana da quarentena! :P Nesse tempo “diferente” que estamos vivendo fiquei ligeiramente perdida com relação ao que postar. Fiquei pensando “o que as pessoas querem ver? Que tipo de informação estão buscando?”, e acabei deixando de publicar alguns posts por pensar que não teriam relevância. Até que comecei a receber e-mails pedindo o conteúdo habitual do blog, por isso hoje é dia de atualizar tendências e saber sobre o Station Necklace!

As pessoas estão comprando mais online (as que têm meios, claro) e uma das coisas que estão voando das prateleiras são acessórios. Esse é o ano dos colares. Na verdade, dos colares dourados. Mais precisamente das correntes bold e dos colares dourados delicados. Mas o carro chefe é o station necklace e você vai enjoar de vê-lo na sua tela, tamanha a força dessa tendência. Behold:

Station Necklace – O Colar da Vez

Mesmo que você não saiba exatamente o que é o Station Necklace por definição, tenho certeza que você já o viu em pelo menos um “lugar”. Mas a gente tá aqui pra esmiuçar as coisas, certo? Vamos entender melhor o que é esse colar. Antes de mais nada, não pense que ele seja novidade: o design em questão existe há muito tempo e, como tudo na moda, está passando por um período de grande destaque.

O Que É o Station Necklace

O termo station necklace não tem tradução exata para o português. É uma expressão em inglês que denota a ideia de “estações”, não no sentido de clima, mas de base ou ponto de parada (pense em estação de ski). Só com esse conceito e a foto acima já dá pra ter uma ideia de onde vamos chegar.

Nesse tipo de colar a característica essencial é que haja detalhes (pingentes ou pedras) aplicados no colar de ponto em ponto, ou de base em base, e que podem estar soldados diretamente na corrente ou apenas pendurados. Ou seja, a cada “tantos centímetros” – a depender da ideia do designer – você vai ver pingentes de uma ponta a outra do colar.

O tipo de corrente pode variar bastante, das mais finas às mais grossinhas, das lisas às super trabalhadas. Desde que os pingentes estejam lá de ponto em ponto, você tem um station necklace. Apesar disso, o combo que está bombando demais em toda joalheria e lojas de bijoux é: corrente fininha e/ou delicada + pingentes pequenos. Zircônias e pingentes chapadinhos de metal são os preferidos, mas já vi de todo tipo!

A “tendência”, como sempre, já estava forte lá fora quando chegou ao Brasil, mas hoje não tem uma loja de acessórios sequer que não esteja vendendo o delicado de peso de 2020! Das mais baratinhas às joias em ouro, você consegue encontrar uma opção que te agrade.

Como Usar o Colar de Pingentes

O mais legal é que o station necklace é ideal para montar mix de colares, outra forte tendência para acessórios esse ano. Como ele normalmente é super delicado, dá pra misturar com outros colares delicados, como fiz na foto acima, ou misturar com a tendência da correntaria, que traz correntes mais pesadas com elos de médios a grandes.

Apesar disso, se você quer um visual delicado ele fica lindo demais quando usado sozinho. É o pico da feminilidade e delicadeza, perfeito para complementar looks girlie ou mesmo equilibrar um look rocker. Dá pra achar inspirações à vontade no Insta, especialmente de influencer e lojas de fora:

Acho lindo quando o pingente foge do tradicional! Olha que coisa mais fofa as borboletas do colar da Holy Dolls. Amei! <3

Colar Tiffany x Station Necklace

É uma pena que aqui no Brasil não criaram um termo nosso, mas esse tipo de colar frequentemente é encontrado sob o nome “colar de pingentes” ou “colar com pedras intercaladas”. Uma curiosidade: a indústria brasileira de joias e semijoias apelidou de “Tiffany” um determinado colar, geralmente longo, com corrente delicada e pedras espaçadas. Vejam bem, o conceito é o mesmo que discutimos neste post, ou seja, o chamado Tiffany aqui no Brasil nada mais é do que um station necklace, apenas mais longo do que os que estão em alta.

Nem a própria Tiffany usa essa nomenclatura para definir o colar mais longo. Lá fora ele é simplesmente chamado de by the yard necklace, termo que indica o espaçamento das pedras. Mais especificamente, o colar deles, desenvolvido por Elsa Peretti, leva a trademark do nome técnico do design: diamonds by the yard. Como o modelo ficou famoso pela Tiffany, aqui no Brasil acabaram apelidando o design com o nome da marca.

Pra resumir, um station necklace pode ser by the inch (por polegada), by the yard (mais espaçado), tanto faz. A extensão do espaçamento pode variar, mas, desde que haja pingentes no comprimento todo do colar, ele vai ser um station necklace. Não caiam nessa de “modelo Tiffany”, porque é só invenção brazuca (nada contra, só sendo técnica).

Eu estou terrivelmente apaixonada por esse tipo de colar e acabei me descontrolando e comprando vários, hehehe. :P O bacana é que é um estilo atemporal, então não preciso me preocupar. Sei que vou usar bastante! Um dia vou cansar? Claro. Mas sei que depois de uns anos vou olhar pra eles e eles ainda vão ser atuais. Sucesso!

Onde Comprar Station Necklace

Achei esses acima na Dafiti, mas pelo Instagram tem váááárias lojas de acessórios que estão recheadas de chokers e colares com pingentes!

Station Necklace / Colar de Pingentes na Gringa

Lá fora tem inúmeras opções, especialmente em joias. Acho legal pra fazer aquele investimento em uma peça que sabemos que vamos guardar pra sempre. Um dos que eu uso direto e mais amo é em ouro puro com zircônias e eu sei que vou usar até ficar velhinha. :)

Se você estiver procurando uma opção bem baratinha pra testar a tendência antes de gastar muito dinheiro, o Ali Express também está recheado:

Station Necklace no Ali Express

E aí, quem já conhecia? Me contem se gostam desse estilo delicadinho e como preferem usar! Enquanto isso fico por aqui, com os meus, montando diferentes mix e camadas de colares. :P

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *